Cavaleiro Hospitalário

From RPGWiki
Jump to: navigation, search
Cavaleiro Hospitalário

A Ordem de São João do Hospital, teve suas origens a partir de uma comunidade monástica dedicada a São João Batista e à administração de um hospital para peregrinos que se dirigiam para à Terra Santa. Para dar sustentáculo e apoio ao frágil reino cristão de Jerusalém, sempre ameaçado por uma vergonhosa política de jogo de interesses entre os nobres e a Igreja, como se já não bastassem os constantes ataques dos muçulmanos que aterrorizavam os peregrinos, tendo como alvo fácil os doentes e enfermos, o segundo grão-mestre do Hospital, Frei Raymond du Puy (1120-1158), converteu a ordem monástica em ordem de cavalaria, passando a mesma a defender ferozmente os territórios cristãos que os cruzados haviam recuperado dos infiéis.

Os membros da Ordem de São João do Hospital, estavam divididos em três grupos distintos:

  • Eclesiásticos: eram os capelães dos hospitais e de suas milícias militares.
  • Cavaleiros: integrando num mesmo homem a santidade de um monge e a fúria de um guerreiro, cabia ao cavaleiro assistir aos pobres, doentes e enfermos, bem como tomar em armas para combater todos aqueles que desafiavam a sobrevivência do ideal cristão.
  • Subalternos, ou Serventes: eram homens especializados e se distinguiam em duas categorias: Confrades ou Irmãos, que cuidavam dos enfermos e Serventes de Armas ou Escudeiros, que eram o braço direito dos cavaleiros em suas operações militares.

Vestidos com túnicas negras e grandes cruzes brancas de quatro braços iguais que lhes cingiam o peito e as capas, os Hospitalários eram rapidamente reconhecidos, vivendo sob uma rígida e severa vida conventual, tendo que respeitar os votos de pobreza, obediência e castidade. A maior parte dos Cavaleiros Hospitalários era de origem nobre, chegando ainda adolescentes à ordem, vindos das famílias mais ilustres da Europa.

Exemplos: Raymond du Puy, Auger de Bauben.

Daemon

RPGQuest