Categorias
Artigos

All Type Tarot e Projeto Boros

Dois tarots extremamente importantes para o uso e estudo simbólico dos Arcanos.
O Primeiro deles é o “All Type Tarot”, um Tarot de Tipografias criado especialmente para trabalhos MENTAIS. Os Tarots Herméticos, em geral, utilizam-se da chamada “Escala de Cores do Rei” para os Arcanos Maiores, que são aquelas cores que você, leitor, já está acostumado (as que usamos nos HKTs) por esta escala agir de maneira mais intensa no plano de Atziluth (a Intuição, que é o que esperamos quando usamos o tarot como Oráculo, certo?). Mas a Escala do Rei não é a única que existe. Outra escala bastante importante para os estudantes de hermetismo é a Escala do Imperador, que trabalha em Yetzirah, o Plano MENTAL. Esta escala de cores permite aguçar nossa mente na escolha de palavras, textos, frases, entendimento de situações através das palavras e como colocá-las no papel para dar forma aos pensamentos.


Comparação das Escalas de Cores utilizadas no HKT-Hermetic Kabbalah Tarot (Rei) e no All Type Tarot (Imperador).

Foi iniciado como um estudo de pesquisa sobre técnicas de composição em design All Type aliado a aplicação de chaves interpretativas dos arcanos, com um resultado que facilita o contato inicial com o tarot pela utilização do canal perceptivo linguístico.

É uma proposta inovadora em relação ao Hermetic Kabbalah Tarot (o projeto anterior organizado por Marcelo Del Debbio e concebido pelo Designer e Ocultista Rodrigo Grola), o All Type Tarot possui as mesmas premissas, regras e conceitos simbólicos das escalas de cores e suas correlações conforme a Golden Dawn. Enquanto ferramenta de estudos, ambos os decks complementam-se na tarefa de permear e circundar a revelação do Tarot. Utilizá-los em conjunto é uma experiência impar.

A divisão interna do All Type Tarot em Arcanos Menores e Arcanos Maiores apresentam uma organização específica a cada grupo, o primeiro possuindo características únicas tentando encontrar na forma e grafia do texto o significado das próprias cartas e os segundos delineando composições imagéticas que facilitem a compreensão.


Exemplo de Arcanos.

O All Type é produzido nos Estados Unidos e normalmente os custos de compra e importação fazem com que ele custe cerca de R$300,00, por isso queremos fazer o Financiamento Coletivo para conseguirmos produzi-lo aqui, com a qualidade do HKT, literalmente pela metade do preço de importa-lo.

PROJETO BOROS
Nosso segundo Tarot é um Tarot do FOGO (ou um “Tarot de Hochma”, como chamamos por aqui). Boros é um projeto brasileiro de Jonathan Zambiasi Brum, que visa, prioritariamente, ajudar você a sair de um grande problema contemporâneo, que é a estagnação em uma rotina. Continuamente, estamos expostos a tarefas cotidianas que trazem a sensação de estar em um ciclo sem fim, no qual começamos a perder o gosto e a paixão de viver e sentimos o dia cada vez mais cinza.

Além disso, Boros visa corrigir outro aspecto da nossa sociedade, que é o afastamento das pessoas com a sua própria intuição. Já se tornou comum vermos conhecidos ou amigos próximos serem “vítimas” da previsão de uma terceira pessoa, e isso não pode estar mais errado. Desde os primórdios, os oráculos servem para que o consulente crie o seu próprio destino, tomando uma relação ativa da sua própria vontade perante a situação que ele reconhece. É totalmente o oposto de esperar um destino absoluto passivamente.


As cartas do Tarot Boros fornecem exercícios baseados nos Arcanos como desafios para você quebrar sua rotina e poder se colocar em contato com a essência daquele Arcano, vivenciando uma situação onde esta energia é mais intensa.

COMPRE JÁ