Categorias
Artigos

Enriquecendo sua campanha: Música

Quem nunca prestou atenção nisso? Às vezes até por distração, deixamos passar desapercebido, detalhes importantíssimos que fazem com que a narrativa e a ambientação se tornem muito mais prazerosos e atrativos.

Caso você ainda não tenha descoberto do que estou falando, assista novamente aos filmes que mais lhe agradaram e tente se lembrar, depois, das músicas e trilhas que tocavam, durante a exibição.

Sim, a música, tem sido, desde o cinema mudo, onde um pianista era encarregado de proporcionar aos expectadores, a aclimatização do filme exibido, diferenciando –se do teatro, que apesar de utilizar-se do recurso musical, este independia da ambientação. Com o passar do tempo, estas atividades foram aprimorando-se cada vez mais, e hoje é muito difícil, deixarmos de relacionar um determinado filme, séries e seriados, desenhos e afins, sem nos lembrarmos das famosas e consagradas trilhas de abertura e encerramento tampouco, o tema em especial de um certo personagem.

Das trilhas comuns às superproduções orquestradas descobriu-se que sejam em filmes, teatros, novelas, as trilhas, faziam com que quem estivesse assistindo, se sentisse envolvido na ação, retransmitindo os mesmos sentimentos vividos pelo personagem em questão em um determinado momento.

A musicalidade é tão importante que mesmo os deficientes auditivos, por sua percepção de vibrações, conseguem determinar a intensidade emocional da cena ou que a musica representa.

Assim desta mesma forma, no RPG, podemos nos deliciar, quando em nossas narrativas, somos auxiliados por uma EXCELENTE trilha sonora, escolhida a dedo pelo mestre.
Algumas vezes, com trilhas já a muito “manjadas”, por estarem na moda, ou por fazerem parte de filmes consagrados, mas que no momento certo, faz com que seu jogador esteja muito mais interassado e participativo na ação, buscando muito mais da interpretação de seu personagem e proporcionando ao grupo e ao próprio mestre, ganchos para história se desenrolar.

Mais do que certeza, a obviedade de que quando o seu bárbaro estiver desembainhando sua espada ou girando seu machado, lá no seu inconsciente uma trilha musical está tocando, mesmo que nunca tenha assistido ao filme de um certo bárbaro fortão…ou ainda quando em uma cena de perseguição, onde seu carro bi-turbinado, adentra uma grande planície arenosa e tudo o que você vê a sua frente é o asfalto da estrada incandescente pela luz solar e a areia escaldante do deserto a sua volta, faz com que, mesmo passageiramente, uma musica, uma canção passe por sua cabeça, e com isso provoque em você, sentimentos adversos, seque sua boca, provoque excitação, nervosismo etc.

Você pensou que para por ai? Enganou-se se achou que sim. Muitas vezes, durante a descrição de uma cena temos a ligeira impressão, que faltou algo e que o mestre se esqueceu de acrescentar alguma coisa. Isso era a musica, que mesmo apenas orquestrada, muitas vezes ilustra muito melhor uma passagem de tempo do que o famoso: “silêncio o mestre está pensando no que dizer”.

Isto é realmente importante em suas aventuras, sejam de fantasia medieval, sejam do gênero Steam Punk, sejam no gênero terror / horror ou ficção cientifica ou temáticas de animes e mangás.

Alguém consegue imaginar personagens como Batman, Conan, Superman, Spider-Man, Darth Vaider, sem suas respectivas trilhas?

Caso você ainda esteja perdido, vejamos o que conseguimos retirar da cartola:

– Verifique a temática de sua campanha.
– Escolha corretamente as trilhas (nada de Speed-Metal em uma cena romântica de Fantasia Medieval, mesmo que o mocinho tenha conquistado a virgem que seria sacrificada para acalmar o dragão!).
– Verifique o volume (os seus jogadores já fazem barulho o suficiente, e certamente você não necessita de mais nada para atrapalhar a narrativa)
– Varie os temas musicais segundo as cenas decorridas (nada de tocar valsa na cena de batalha, mesmo que a descrição da cena seja feita de forma a se perceber que as ações acontecem lentamente).
– Procure saber o que seus jogadores ouvem, e surpreenda-os (muitas vezes uma banda desconhecida pode fazer muito sucesso em sua mesa e se tornar tema de um personagem).

Agora que estamos todos prontos, para tornarmos as nossas aventuras muito mais incrementadas, selecione sua trilha musical, favorita (pelo menos até o momento), apenhe suas resenhas, acrescente ao seu roteiro, onde encaixar as trilhas e boa aventura.

Por Vinicius “Azharrel-X” P. Tomaz (Animal-X)